TEKNOSPACE - TECNOLOGIA & ESPAÇO
Lendas das constelações

Lenda da constelação Aquário

O aguadeiro Ganimedes ficou conhecido como o deus da chuva. Sabe porquê?

Fique a conhecer as restantes constelações em Lendas Celestes ou em Zodíaco!

Mitologia

Constelação AquárioA lenda de Aquário está relacionada com o aguadeiro Ganimedes, filho do rei Trós e da rainha Calírroe. Conta-se que era um jovem pastor muito educado, gentil e tão belo que os próprios deuses o admiravam. Assim, foi-lhe dada ambrósia, o néctar dos deuses, de forma a torná-lo imortal.

Um dia, enquanto guardava o rebanho e brincava com o seu cão, Argos, Ganimedes foi raptado pela Águia, uma águia gigante de Zeus, que o levou para o templo dos deuses, onde se tornaria aguadeiro favorito de todos os deuses. A sensibilidade de Ganimedes ficou bem patente quando este pediu a Zeus que o deixasse ajudar as pessoas da Terra, durante um passeio com a Águia. Zeus, que não era habitualmente muito generoso, aceitou o pedido de Ganimedes. Este apercebeu-se que enviar uma grande quantidade de água para a Terra ao mesmo tempo poderia tornar-se perigoso, pelo que decidiu enviá-la sob a forma de chuva. Daí que o jovem pastor é conhecido actualmente como o deus da chuva.

Mas o rei Trós, seu pai, sentia cada vez mais saudades de Ganimedes, e nem mesmo todos os valiosos presentes enviados por Zeus resfriavam essa saudade. Assim, Zeus colocou Ganimedes no céu para que o seu pai o pudesse ver todas as noites.

Astrologia

Aquário é o décimo primeiro signo do Zodíaco, situando-se entre Capricórnio e Peixes. Nas Astrologia forma com Gémeos e Balança a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Leão e Escorpião. Com pequenas variações nas datas, dependendo do ano, as pessoas deste signo nascem entre 21 de Janeiro e 19 de Fevereiro.

Astronomia

Actualmente e devido ao fenómeno de precessão - a inclinação do eixo de rotação da Terra varia ao longo de um ciclo de 26.000 anos - o Sol entra nas fronteiras da constelação de Aquário a 16 de Fevereiro, deixando-a a 11 de Março. Os melhores meses para a sua observação são Agosto e Setembro.

A região do céu em que Aquário se encontra é conhecida como o Mar ou a Água, devido à proximidade de constelações como a Baleia, os Peixes e o rio Eridanus (Erídano). É uma das maiores constelações do céu mas não possui estrelas muito brilhantes. A nebulosa da Hélice é a nebulosa planetária mais próxima da Terra.

 

Objectos do céu profundo

M2 (NGC 7069) - enxame globular, compacto e brilhante, a cerca de 50 000 anos-luz de distância, localizado a 5º norte de beta Aquarii.

M72 (NGC 6981) - enxame globular, a cerca de 3º Oeste-Sul-Oeste da Nebulosa de Saturno.

M73 (NGC 6994) - enxame de quatro estrelas a 1.5º Este de M72.

NGC 7009, a "Nebulosa de Saturno" - nebulosa planetária que se encontra a 1º Oeste de Aquarii.

NGC 7293, "Nebulosa da Hélice" - nebulosa planetária que se encontra a 1.5º Oeste de upsilon Aquarii, ou a 21º Sul de zeta Aquarii.

 

Imagem: Copyright © 2003 Torsten Bronger, Creative Commons

« Regressar a LENDAS CELESTES ou a ZODÍACO